CaprichosaMente
QUER ANUNCIAR?
seja um assinante!
todo dia uma dica nova!

Os efeitos da desorganização no cérebro

Todo mundo conhece alguém que é desorganizado, ou até mesmo se bobear, nós é que somos os bagunceiros do grupo rsrs.

A falta de organização é bem característica; logo se vê que aquela pessoa tem dificuldade em vencer a desordem que a cerca, independentemente se ela foi a causadora ou se o caos vem do ambiente em que ela se encontra.

Infelizmente a desorganização não é só um defeito do ser humano, se é que podemos chamar assim; melhor, vamos mudar, coloquemos como 'ponto a melhorar'. A desorganização atrapalha o bom funcionamento das atividades cerebrais e provoca stress no indivíduo.

A pessoa perde qualidade de vida, pois, com a quantidade de coisas a fazer e de informações recebidas, ela acaba ficando ansiosa para finalizar e absorver tudo. Essa ansiedade gera a frustração por não conseguir vencer tudo e da frustração vem o desânimo. E tudo isso culmina em mais desordem.

 

 

E toda essa bagunça é proveniente de alguma insatisfação na vida dessa pessoa. Algo que ela vai “empurrando com a barriga”, pois não tem prazer em mudar aquela situação. Vou dar um exemplo prático: apesar de eu não ser uma pessoa desorganizada, às vezes me pego “empurrando com a barriga” alguma tarefa pendente. Aqui em casa separo as contas e documentos conforme vão chegando em suas respectivas pastas. Mas fazer isso todo dia é chato e demanda tempo, algo que é difícil separar só para essa tarefa. Então, esses papeis ficam todos em uma gaveta. Aí você Já imagina como está essa gaveta, né? Pois é, é isso mesmo, está uma bagunça total! Eu preciso urgente arrumar, mas cadê a vontade?

Essa minha bagunça é proveniente da insatisfação de não trabalhar com o que amo, pois, por estar em um trabalho que não é minha área, demando energia demais no meu organismo para realizar todas as tarefas desse trabalho, restando, no final do dia, uma Michele cansada e de “saco cheio”, sem vontade de fazer qualquer outra coisa que demande ainda mais energia.

Se eu não mudar isso, o círculo vicioso da desorganização não se rompe: eu vou estar sempre nessa constante: ansiedade – frustração – desânimo. E permanecendo assim, pode acontecer de se desenvolver até mesmo problemas de ordem emocional/psicológica. Tenso, né?

 

E COMO QUEBRAR ESSE CÍRCULO?

 

Se você precisa se organizar e quebrar essa constante, aqui vão minhas dicas, que funcionam comigo (por sinal preciso aplicar na gaveta lá hahaha):

  • Faça uma lista de todas as tarefas que precisa fazer;
  • Nessa lista, pontue as prioridades. Ex.: 1 – tirar os papeis da gaveta; 2 – jogar fora os papeis inúteis; 3 – separar conforme o assunto; 4 – guardar em seus respectivos lugares… e por aí vai, faça conforme suas tarefas;
  • Defina um tempo para cada tarefa, desde que não seja algo muito demorado. Faça cada passo em, no máximo, 20 ou 30 minutos;
  • E, finalmente, se recompense a cada tarefa cumprida. Assista um vídeo, filme ou série; coma ou beba alguma coisa gostosa; mexa nas redes sociais, etc. Dê ao seu cérebro uma retribuição por demandar tanta energia naquela tarefa que você acabou de cumprir.

 

Aproveite para ler também meu outro artigo, ensinando 9 passos para organizar a papelada

 

MAS EU NÃO SOU DESORGANIZADA(O)!

 

Então ajude alguém que esteja passando por essa dificuldade. Desenvolva uma forma de organização que funcione para essa pessoa. O que é bom para você, pode não ser bom para mim. Então, seja paciente e aprenda a ouvir o outro. Lembre-se que a desorganização é um reflexo do nosso interior. Às vezes essa pessoa só precisa de um ombro amigo, alguém que esteja disposto a lhe ouvir e lhe ajudar. E não se esqueça de recompensar essa pessoa, também! Afinal, ela venceu a desorganização através de sua ajuda!

 

Conhece alguém que é desorganizado? Comente aqui o que você faria para ajudar essa pessoa e, se for você, qual será o seu plano de ação para mudar isso?

9 passos para organizar a papelada
Como dobrar lençol de elástico
1 comentário
  • Eduardo Salerno

    Adorei as dicas! Essa ultima de se auto recompensar é incrível, eu deveria fazer mais isso!! haha
    Um beijo e parabens pelo seu blog lindo

    Responder