CaprichosaMente
QUER ANUNCIAR?
seja um assinante!
todo dia uma dica nova!

7 dicas matadoras para ser mais produtiva

Você até tenta, mas parece que esse papo de produtividade não é pra você.

Foram várias as vezes que você tentou ser produtiva e dar conta de tudo, mas as coisas não saíram como você planejou. Então, para te ajudar, vou compartilhar com você algumas dicas matadoras para ser mais produtiva, que sempre funcionam comigo.

Dicas-produtividade

 

1. COMECE PELO DIA ANTERIOR

Monte o planejamento do próximo dia. Isso fará com que você não perca tempo de manhã, ao montar seu cronograma de tarefas.

Dessa forma, você terá uma visão mais analítica de suas tarefas e melhorará seu planejamento a cada dia, pois saberá quanto tempo precisa para cumprir cada tarefa e quais se encaixam no seu dia sem torná-lo exaustivo.

 

2. ELENQUE AS PRIORIDADES

Comece sempre pela tarefa mais importante (ou a mais chata), pois, ao cumpri-las, você terá a sensação que as outras tarefas serão moleza, pois a mais difícil você já fez.

 

3. DEFINA UM TEMPO

Defina um tempo para cada tarefa e se esforce para cumpri-lo. Também não adianta colocar qualquer tempo. Seja realista e defina o tempo certo para cada tarefa.

Se não conseguir cumprir, analise se na próxima vez você vai precisar de mais tempo ou se ficou procrastinando.

Assim, você não vai se encher de tarefas e, por não ter calculado o tempo correto, acabar deixando várias sem cumprir.

Outro ponto a considerar é o tempo de deslocamento. Ex.: se você começa trabalhar às 8h00, tem que contar o tempo que leva para se arrumar, o tempo até chegar no trabalho, etc.

 

4. DESCANSE (MAS NÃO ABUSE)

Se dê o prazer de descansar entre uma tarefa e outra. Faça algo que você goste, como por exemplo, ler um pouco, assistir TV, acessar as redes sociais, se alongar, etc.

Essa pausa é necessária para sua mente descansar e você voltar com foco total.

Obviamente policie-se para não transformar o descanso em procrastinação e acabar com todo o seu planejamento.

 

5. FOQUE EM UMA TAREFA DE CADA VEZ

Não queira fazer tudo ao mesmo tempo. Ser multitarefas não é ser produtiva, muito pelo contrário, vai te deixar com várias tarefas inacabadas ou até mesmo mal feitas.

 

6. REVISE TUDO NO FIM DO DIA

Faça uma revisão do se cronograma no fim do dia e já encaixe no próximo dia aquelas tarefas que você não pode fazer. Verifique se foi por falta de tempo ou se a execução era muito demorada, ou se você procrastinou e se programe para conseguir cumpri-las.

 

7. DIVIDA AS TAREFONAS EM TAREFINHAS

Isso mesmo que você entendeu. Vou dar um exemplo: faxinar o quarto. Escreva tudo o que você tem que fazer para que a faxina do quarto seja concluída: ajuntar e guardar coisas fora do lugar, varrer o chão, passar pano, limpar móveis por fora, limpar as janelas, etc. Use a dica do tempo para cada tarefinha.

Desse modo você não se frustrará por não ter concluído sua tarefona, do contrário, ficará feliz e se sentirá realizado por ter dado “ok” em cada tarefinha.

 

Outras dicas que podem te ajudar a ser mais produtiva:

  • Regras das 3 tarefas: escolha três tarefas para cumprir no dia e foque nelas
  • Esqueça o celular: desligue ou coloque no modo avião para não ser tentada a procrastinar
  • Anote aquela tarefa que lembrou derrepente e esqueça dela. Depois que terminar as tarefas em andamento, encaixe-a na lista do próximo dia.
  • Ouça música enquanto trabalha: a música ativa regiões no cérebro responsáveis pelo foco, concentração e bem estar. Além de te deixar com bom humor, ainda te ajuda a terminar as tarefas mais rápido e contribui para sua criatividade aumentar ainda mais.

 

Agora que você já tem as dicas, que tal botar em prática o conhecimento? Afinal, conhecimento não é poder, mas conhecimento aplicado, sim!

Me conte nos comentários, o que você vai fazer hoje mesmo para ser mais produtiva!

Como definir metas possíveis de serem realizadas
Conquiste seus sonhos com O Milagre da Manhã