CaprichosaMente
QUER ANUNCIAR?
seja um assinante!
todo dia uma dica nova!

Como definir metas possíveis de serem realizadas

Entra ano e sai ano e a promessa é sempre a mesma: esse ano eu vou fazer tal coisa, esse ano eu vou fazer isso, esse ano eu vou fazer aquilo. E no fim do ano o que sobram são decepções pelas metas não atingidas.

 

Apesar de eu começar a escrever minhas metas a pouco mais de quatro anos, já me senti assim algumas vezes. Escrevia metas altíssimas e por serem muito distantes, nem me esforçava para dar o primeiro passo.

 

Mas hoje eu vou te ajudar a definir metas possíveis de serem realizadas, dando algumas dicas que tem funcionado para mim e tenho certeza que te ajudarão, também.

 

Metas para o novo ano

 

ORGANIZE AS METAS

 

Existem aquelas metonas, que demandam muito esforço e tempo para serem atingidas, assim como as metinhas, que são de pouco esforço ou de pouco tempo. Divida em metinhas, metas e metonas, ou se preferir um termo mais formal, metas a curto prazo, metas a médio prazo e metas a longo prazo.

Se estiver escrevendo as metas para o próximo ano, divida em 3 meses, 6 meses e 12 meses. Caso seja para os próximos anos, divida em 1 a 2 anos para as metinhas, 3 a 5 anos para as metas e acima de 10 anos para as metonas.

 

Definiu? Bora para o próximo passo!

 

NADA DE COISAS ABSTRATAS

 

Aí você escreve lá nas suas metas: “ser mais saudável”. Pode ter certeza que só assim não atingirá essa meta, porque é algo abstrato. Ser mais saudável implica em que? Em comer melhor, correr todo dia, fazer exercícios? O correto seria: “emagrecer 10 quilos até tal data”, ou “correr 1km todos os dias”, ou “frequentar academia 3x por semana e cortar os carboidratos e açúcares”.

Percebe a diferença? Na primeira frase “ser mais saudável”, não é algo que você pode fazer, não é uma ação, é uma consequência. O que você vai fazer é que levará você a ser mais saudável.

 

DEFINA PRAZOS

 

Nosso organismo é condicionado a procrastinar. Sim, isso é fato mais que absoluto. Todos somos procrastinadores; uns mais, outro menos.

Quando definimos prazos para nossas metas, a possibilidade de sucesso é bem maior, pois podemos acompanhar nosso progresso e criar um plano de ação para atingirmos nossos objetivos.

E falando nisso…

 

CRIE UM PLANO DE AÇÃO

 

Esse é um dos grandes motivos pelo qual as metas não são atingidas. Não especificamos o que vamos fazer para atingi-las.

Voltando ao exemplo de “quero emagrecer 10 quilos”. Depois que eu decidi o quanto quero emagrecer e em quanto tempo, tenho que definir o que vou fazer TODOS OS DIAS para atingir essa meta.

 

Quero emagrecer 10 quilos até dia X do mês X do ano X e para isso vou correr todos os dias 1km, vou cortar os carboidratos, reduzir o consumo de açúcar e aumentar a ingestão de água em 2l por dia

 

Parece muita coisa, não é mesmo? Mas é assim que você deve escrever suas metas. O que fazer e como fazer. Você vai ficar muito mais focado em chegar lá, pois tem uma lista de tarefas diárias a cumprir e cada tarefa cumprida gera sensação de prazer ao cérebro. Isso te dá mais ânimo para continuar.

 

Outro exemplo é o de guardar dinheiro. Eu, por exemplo, quero comprar um notebook novo no fim do ano que vem. Então, tenho que guardar o dinheiro para comprá-lo.

Meu plano de ação? Dividi o valor da compra à vista do notebook em 12 meses, para saber quanto preciso guardar por mês para poder comprá-lo em dezembro do ano que vem. Se algum mês eu falhar, sei o quanto vou precisar “cobrir” no outro mês.

 

E POR FIM

 

Não crie milhares de metas.

Defina, no máximo, duas ou três metas para cada prazo (curto, médio e longo). Assim você não ficará sobrecarregado de coisas as fazer e não vai “largar de mão” tudo na metade do caminho (se chegar a tanto).

 

Seguindo essas dicas, você com certeza terá mais sucesso no atingimento de suas metas e será uma pessoa muito mais realizada.

 

Mas e aí, me conta? Já definiu suas metas para o próximo ano? Já sabe o que vai fazer para atingi-las? Vamos conversar!

Conquiste seus sonhos com O Milagre da Manhã
2 comentários
  • Luciane Santos

    Eu nunca me interessei em fazer metas por sempre achar que nunca iria conseguir. Até as mais simples mesmo. Porém esse ano, me obrigue a fazer isso por necessidade de me sentir mais ativa!
    Metas simples pra tentar conseguir êxito. Estou bem animada para tal.
    Esse post me ajudou muito. Obg Mi

    Responder
    • Michele Souza

      Faz, mesmo, Lu!! Você vai ver que seus projetos não ficarão sem serem concluídos! Eu estou fazendo mês a mês; as metas a longo prazo fiz separado, mas seguindo essas dicas. Também estou bem animada ☺⭐