CaprichosaMente
QUER ANUNCIAR?
seja um assinante!
todo dia uma dica nova!

9 passos para organizar a papelada

Todo mundo tem em sua casa aquela gaveta que guarda tudo quanto é tipo de coisa, não é mesmo? É tanta bagunça que quando você vai procurar algo, fica horas e horas remexendo e às vezes nem encontra o que estava procurando. Mas hoje é o dia de declarar fim à essa temida gaveta e organizar a papelada!

COMO DAR FIM À BAGUNÇA?

organize seus documentos

Gravei um vídeo mostrando como eu fiz para organizar a papelada aqui de casa, confira:

 

  1. Primeiro, saia pela casa catando todo tipo de papel que encontrar pelos cômodos e coloque todos em um só lugar, assim você vai poder fazer uma boa triagem.
  2. Olhe papel por papel. Sim, é chato, é maçante, mas isso é importante para você não correr o risco de jogar fora algum documento importante.
  3. Ao verificar os papeis, separe-os de acordo com o tipo de documento. Ex.: contas pagas, documentos pessoais, notas fiscais, manuais do usuário, documentos da casa/apartamento, cupons fiscais do ano vigente, etc.
  4. Aproveite que está separando os papeis para jogar fora tudo o que é inútil.
  5. Agora que tudo está separado, categorize por data ou importância do documento. Coloque em pastas de plástico e identifique na frente o conteúdo da mesma.
  6. Faça assim em todos os “montinhos” que você separou.
  7. Coloque essas pastas em caixas maiores ou em arquivo morto, sempre identificando o conteúdo.organizar a papelada
  8. As contas a pagar eu sugiro colocar em pasta separada e de fácil acesso, assim será mais fácil encontra-las cada mês. Pagou? Coloque imediatamente na pasta de contas pagas.
  9. E assim faça com todo e qualquer papel que chegar. Se é inútil, descarte; se for importante, guarde na pasta correspondente.

 

Já adianto que não é um trabalho divertido, afinal, você vai passar algumas horas fazendo tudo isso, mas vale a pena. Só de você saber onde está cada papel, cada documento ou conta, já vale o esforço.

 

Mantenha essa organização, se policie para não jogar tudo em alguma gaveta de novo e assim sempre terá tudo organizado e de fácil acesso.

Como dobrar lençol de elástico