5 dicas para economizar em época de coronavírus - Caprichosamente | Organização, Produtividade e Empreendedorismo

23 de mar. de 2020

5 dicas para economizar em época de coronavírus


Nesse momento delicado em que estamos vivendo, não só temos que cuidar (e muito) da nossa saúde, mas também do nosso dinheiro.
A crise que se instalou no mundo é sem precedentes e, conforme alguns especialistas, é pior que a de 2008, pois une-se a crise na economia com a crise na saúde.

Como eu já amo falar de finanças (hehehe), quero aproveitar para compartilhar com vocês algumas dicas para preservar seu dinheiro nesse momento terrível de crise mundial.

1 – CORTE TODO E QUALQUER GASTO DESNECESSÁRIO


É hora de rever gastos desnecessários e se preparar para um momento de recessão. Sendo assim, cancele assinatura de TV à cabo, assinaturas de aplicativos, etc. Você não precisa deles para viver e pode muito bem aproveitar tudo o que já tem de graça. Youtube está aí para isso; Spotify tem a versão free, etc. Depois que essa crise passar, avalie se vale à pena voltar a consumir esses serviços. Bem provável que você não irá querer tê-los novamente.

2 – SE NÃO PUDER CORTAR GASTOS, REDUZA


Existem gastos que realmente não podemos cancelar, como por exemplo, internet. Com essa crise, muitas empresas liberaram home office aos seus funcionários e, para ter (quase) o mesmo desempenho, é necessário uma conexão de internet satisfatória em casa. Por isso, peça descontos, avalie as ofertas dos concorrentes e os benefícios que estão concedendo.

Ainda, existem outros gastos que podem ser reduzidos, como por exemplo, tarifas bancárias. E não é necessário ir ao banco para resolver isso, até por que estamos em isolamento. Ligue para o seu gerente e negocie toda e qualquer tarifa que está sendo cobrada na sua conta.

Aproveite que os canais de comunicação com essas instituições estão mais abertos do que nunca e renegocie as taxas de empréstimos, financiamentos, consignados, etc. Isso fará com que sua dívida diminua e, dependendo da negociação, até as parcelas sofram redução. Verifique com o seu gerente da conta o que pode ser feito.

3 – NEGOCIE E RENEGOCIE


Você que é autônomo ou pequeno empresário, mude o seu core bussines. Qual era o seu modelo de negócio antes da crise? Mude e adapte para o mundo online e do delivery. Se você não fazia isso antes, aproveite esse momento e ofereça comodidade e segurança aos seus clientes. Lembre-se: hoje em dia, mesmo em época de pandemia, o cliente quer experiência e não um produto/serviço. Isso fará a diferença para o seu cliente nesse momento, você não perderá dinheiro e terá grandes chances de fidelizá-lo.

Para a pessoa física, renegocie com quem presta serviço para você. Exemplo: se você paga academia e não pode cancelar, prorrogue os pagamentos ou, dilua duas ou três parcelas nas seguintes.
Quem tem funcionária (o) em casa, antes de dispensá-la (o) ou demiti-la (o), mantenha o pagamento das diárias, para ela (e) pagar posteriormente prestando o serviço em dias adicionais.

dicas-economizar-coronavirus
SALVE O PIN!!

4 – SE PRECISAR COMPRAR, COMPRE COM DESCONTO


O mundo não pode parar, a economia tem que girar e os negócios precisam de dinheiro para continuar funcionando.
Então, ao fazer suas compras, procure adquirir apenas o necessário e, ao fazê-lo, procure empresas que estão concedendo descontos, cupons, brindes e etc.
Uma delas é a Cupom Válido, um site que reúne cupons de diversos segmentos, desde aplicativos detransporte até lojas de roupas, calçados. Aproveite o combo de benefícios: comprar algo que precisa com desconto + entrega na sua casa com segurança, sem precisar você sair e se expor ao vírus.

5 – NÃO DESANIME


Isso mesmo, a última dica é não desanimar! Nós estamos vivendo um momento difícil, que não sabemos quando irá terminar, mas, se você estiver seguindo essas dicas que passei, já terá um grande alívio nas finanças. Porém, não se deixe levar pelo pessimismo geral.

Não permita que essas notícias ruins mudem seu estado emocional, cuide da sua saúde mental e se distraia. Leia um livro, faça um curso que agregue em sua vida pessoal ou profissional, pratique um hobbie, relaxe! Você não é gato para ter 7 vidas ;)

Essas dicas são para esse momento pontual, porém, nada impede que você as utilize daqui em diante. E você, tem alguma dica que possa compartilhar conosco?
Por favor, comente aqui embaixo e ajude o próximo que ler esse artigo!


Nenhum comentário